CBN BRASIL

Thursday, February 27, 2014

Você sabe o que é osteoporose?

Descubra quais são os males causados por essa doença.


Osteoporose é a doença nos ossos mais comum em grande parte dos países e que afeta, segundo estimativas, 50% das mulheres e 20% dos homens acima de 50 anos. A osteoporose já foi considerada uma consequência inevitável do processo de envelhecimento. Hoje, porém, sabemos que é possível preveni-la e que, se ainda assim ocorrer, ela pode ser contida e até mesmo revertida.
 
A melhor forma de entender o que acontece com os ossos à medida que você envelhece é associar isso ao seu fundo de aposentadoria. Se você tem sorte, economizou ao longo dos anos, viu o montante crescer, contou os rendimentos e pensou no dia em que começará a fazer retiradas. O objetivo, sem dúvida, é garantir que você não dure mais do que o seu dinheiro. O mesmo vale para os ossos.
 
Ao longo da vida, células chamadas osteoblastos se dedicam a formar os ossos, usando hormônios, vitaminas e minerais em um processo metabólico complexo. No entanto, ao mesmo tempo, os osteoclastos consomem os ossos (num processo de reabsorção), e esses ossos são continuamente remodelados para manter o tecido vivo. Tais processos costumam se equilibrar – mas, se por alguma razão, não houver cálcio suficiente para abastecer outras partes do corpo, em especial o cérebro, os músculos e o sistema nervoso, ele será retirado
do esqueleto para atender a outras necessidades.
 
Por isso, o consumo de cálcio é tão importante ao longo da vida: para fornecer esse mineral valioso para o restante do corpo de modo que os osteoclastos não precisem dissolver os ossos para obtê-lo. Durante a infância e a adolescência, os osteoblastos prevalecem sobre os osteoclastos e o corpo normalmente forma mais ossos do que perde.
 
Com o avanço da idade, porém, se torna mais difícil para os osteoblastos se manterem, e os osteoclastos começam a se sobressair até você começar a perder mais osso do que é capaz de formar. Esse não é um problema tão grave se você tiver ossos densos desde o começo.
 
Mas se você nunca teve uma densidade óssea suficiente ou se leva uma vida que favorece o consumo dos ossos e dificulta a formação óssea, em algum momento se encontrará com um déficit. Quando isso acontece, os ossos perderam sua densidade, com buracos e áreas muito finas. Assim você pode fraturar o punho simplesmente ao tentar abrir uma porta pesada. Isso é osteoporose.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...