CBN BRASIL

Saturday, August 30, 2014

Breve análise sobre os três principais presidenciáveis

MONTAGEMPRESIDENCIAVEIS

Dilma e Temer
Dilma é desenvolvimentista, ou seja, acredita numa economia expansiva baseada em grandes indústrias e forte exploração de recursos naturais. 
O governo investe dinheiro da nação na criação de infraestrutura energética e hidroviária para gerar rios de dinheiro que vão parar nas mãos dos grandes empresários, muitos dos quais levam esse dinheiro para fora do país. 
Não se deixe enganar: Dilma é uma ótima gestora (de capital) e entende muito bem como funciona a política (jogos de poder), não à toa, seu vice é o Michel Temer, há 11 anos presidente do PMDB, partido de Sarney, Renan Calheiros e outros calhordas que são os verdadeiros senhores feudais do Brasil. O PT tem um projeto de poder muito claro e muitas das políticas públicas adotadas tem viés eleitoreiro.
Marina e Beto
Marina teve sua escola política nas raízes do PT e uma atuação fundamental, quase irreversível, no Ministério do Meio Ambiente. 
O grande desafio para Marina - segundo ela mesma - é conseguir unir os melhores quadros técnicos e políticos para governar o país supratidariamente e conseguir implacar as tais mudanças. É pouquíssimo provável que ela consiga grandes avanços nesse campo.
Marina está acompanhada de pessoas de sua confiança pessoal, mas poucas dessas pessoas tem capacidade técnica para governar um país. Serão feitas muitas alianças e concessões para conseguir o quadro mínimo de governabilidade e, dessa forma, poucas coisas realmente vão mudar com a tal "nova política".
Não sou ingênuo a ponto de acreditar que a política depende de lideranças carismáticas, ainda que elas sejam privilegiadas captadoras de votos. A melhor liderança não poderá jamais ser coerente a seus princípios enquanto perdurar essa estrutura política intrinsecamente antidemocrática, elitista e corrupta."
Aécio e Aloysio
Aécio é um neoliberal, ou seja, apoia uma maior liberalização econômica, privatização, livre-comércio, desregulamentação, e reduções nos gastos do governo, dando maior importância às relações econômicas e menor importância às questões sociais e ambientais. 
O neoliberalismo também é uma corrente filosófica naturalmente mais conservadora com relação às questões sociais, mas infelizmente os atuais direitistas pregam um conservadorismo mais radical e estúpido que geram uma onda sectária e violenta contra as diferenças sociais, de crenças e estilos de vida.
Não se deixe enganar: Aécio não é um bom gestor e isso fica muito claro no seu discurso genérico e superficial. Aécio tem dificuldade de citar números que representam a realidade brasileira e não consegue sair do discurso do "vamos mudar o que há de ruim e manter o que há de bom".
Tribunal Superior Eleitoral, que listou os casos de parlamentares cassados por corrupção comprovada do ano de 2000 à 2007:
Coligação PSDB - PTB; PTC; PMN; PTdoB; PTN; SD; DEM; PEN = 156 casos
Coligação PT - PMDB; PDT; PCdoB; PP; PR; PSD; PROS; PRB = 126 casos
Coligação PSB - PRP; PPS; PSL; PPL; PHS = 23 casos

x

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...