CBN BRASIL

Monday, September 29, 2014

Ansiedade: um mal comum


Pouca gente sabe, mas a ansiedade é uma doença. Como muitas outras, ela ataca silenciosamente e acaba mudando a maneira com que nos relacionamos com os problemas e até mesmo as mais simples tarefas do dia a dia. A ansiedade está por trás de um grande número de casos de obesidade (quem nunca comeu um pacote de biscoito antes da prova ou um pote de sorvete após uma briga conjugal que atire a primeira pedra), promove grande parte do quadro do estresse e aumenta o risco de enfartes e AVCs, uma vez que ela faz o coração bater mais rápido e torna nosso sangue mais espesso.
Entre as principais estratégias de prevenção, está a terapia. Profissionais com formação em terapia comportamental cognitiva são os mais identificados para lidar com o quadro. Nessa forma de terapia, aprende-se a separar preocupação de realidade, colocando os medos na perspectiva adequada. Pesquisas revelaram, inclusive, que a terapia funciona melhor que o uso de medicação nos casos de ansiedade.
anxietyDar uma volta no quarteirão ou uma boa caminhada também pode ajudar. Os hormônios do “bem-estar” que são liberados durante a prática de exercícios incluem o neurotransmissor conhecido como ácido gama-aminobutírico, ou GABA. Estudos descobriram baixos níveis de GABA em pessoas com transtornos de ansiedade, em especial a síndrome do pânico. Mas quanto exercício é necessário para surtir efeito numa pessoa ansiosa? Outra pesquisa fez 15 pessoas saudáveis correrem em uma esteira por 30 minutos, em seguida deu-lhes uma droga que simulou uma crise de pânico. Apenas seis delas tiveram crise de pânico após o exercício, em comparação com 12 que tomaram a droga depois de um período de descanso.
Outro ponto importante é ficar de olho na respiração, uma vez que muitos dos sintomas da ansiedade são causados pela hiperventilação – ou seja, quando fazemos respirações curtas que não liberam totalmente o dióxido de carbono dos pulmões. Aprender a respirar corretamente quando sentir-se ansioso ajudará a impedir a liberação dos hormônios do estresse relacionados à hiperventilação.
Algumas maneiras de reforçar a prevenção:
Use suplementos de kava-kava. Essa erva faz parte da família da pimenta-do-reino. Estudos atestam sua capacidade de aplacar a ansiedade. Mas converse com o médico antes de tomá-la; a kava-kava pode interferir na forma como o organismo metaboliza determinados remédios e, em grandes quantidades, pode prejudicar o fígado.
Tome chá. Pesquisadores britânicos descobriram recentemente que pessoas que bebem chá várias vezes por dia se recuperam mais rapidamente de situações estressantes, que aumentam a frequência cardíaca e elevam a pressão arterial.
Tome 3 g de óleo de peixe diariamente. Há evidência de que o óleo  de peixe ajuda a aliviar a depressão, e parece que é capaz de reduzir o estresse também. Depois de três meses, os participantes do estudo que tomaram 3 g de óleo de peixe por dia relataram sentir a metade do estresse daqueles que tomaram um placebo, mas é importante conversar com o seu médico antes de tomar suplementos.
Redescubra a religião. Um estudo com 718 adultos revelou que mulheres que deixaram de frequentar serviços religiosos tinham três vezes mais probabilidade de ter um distúrbio relacionado à ansiedade do que as outras. Essa relação pode dever-se às interações sociais que as mulheres têm ao participar ativamente em uma instituição religiosa.
E lembrem-se: aplacar a ansiedade com comida não é legal a longo prazo!

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...