CBN BRASIL

Monday, September 29, 2014

De olho no olho: evite problemas de visão

saude-problemas-de-visao-blog-selecoes

Você precisa de filtro solar para proteger a pele, não é? Bem, pois precisa de proteção para os olhos também.
Na realidade, a exposição solar é um dos principais contribuintes para doenças que causam problemas de visão, como catarata e degeneração macular relacionada à idade. Mas não adianta sair comprando um par de óculos escuros qualquer no primeiro camelô que vê na frente. Os óculos, além de serem de qualidade, não podem deixar passar mais do que 1% de raios ultravioleta A e B (UVA e UVB) e devem ter um design curvo que envolva toda a extensão do rosto para impedir que a luz do sol penetre pelas laterais. Se alguém implicar com o formato dos seus óculos, tire onda de sabichão dando a explicação acima :D
Selecionei abaixo 5 recomendações do livro Dicas secretas que podem ajudá-lo a cuidar dos olhos e evitar problemas de visão:
Escolha lentes cinza
Elas oferecem a melhor proteção. As lentes de contato também protegem da luz ultravioleta, mas, como não cobrem o olho por completo, é melhor usar óculos escuros, além delas.
Coma peixesaude-problemas-visao-coma-peixe
Você come pouco peixe gorduroso? Você também se pega coçando os olhos com frequência? Os dois fatores – falta de peixe e olhos ressecados – podem estar relacionados. Peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos ômega-3, significam lágrimas mais oleosas, que mantêm seus olhos bem lubrificados – e também ajudam a reduzir inflamações. Assim, para olhos límpidos e saudáveis, coma peixes gordurosos, como o salmão ou a cavalinha, duas a três vezes por semana, ou tome um suplemento diário de 3 gramas de óleo de peixe.
Experimente a acupuntura
Diversos estudos já mostraram que esse tratamento chinês milenar pode aumentar a umidade dos olhos – embora, como acontece com muitos remédios alternativos, os pesquisadores não saibam por quê. E, se você tiver medo das agulhas, muitos acupunturistas podem conseguir resultados semelhantes, usando aacupressão (pressão com os dedos).
saude-problemas-visao-espinafreComa espinafre
Graças ao Popeye, muita gente come espinafre para ficar forte. Eu sou uma delas! :) Na realidade, o espinafre não é bom para criar músculos, como sugere o desenho animado, mas, se você o incluir na sua alimentação – além de outras verduras similares como a couve –, ficará menos propenso a problemas de visão à medida que for envelhecendo. O espinafre é rico em carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que podem ajudar a prevenir qualquer degeneração da retina. É preciso cozinhá-lo um pouco para liberar completamente os carotenoides. Assim, ferva, cozinhe no vapor ou refogue com 2 colheres (sopa) de azeite e um dente de alho até começar a murchar, e sirva. Você pode ainda picá-lo, misturá-lo a uma pimenta-malagueta fresca cortadinha e servir sobre o macarrão, com queijo parmesão.
Mastigue mirtilos
Você sabia que pilotos da Força Aérea inglesa, durante a Segunda Guerra Mundial, comiam grandes quantidades de geleia de mirtilo (blueberry) antes de partirem em suas missões? Os mirtilos mantêm os olhos em boas condições, favorecendo a visão noturna. Pesquisas mostram que essas frutinhas estão abarrotadas de antioxidantes bons para as retinas. Como aqui você só encontra mirtilos em lojas especializadas ou em feiras alternativas, tome um suplemento vitamínico que o contenha.
Dito isso, você não tem mais desculpa para ter problemas de visão. Cuide direitinho da sua vista, alimente-se bem e mantenha as doenças longe!

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...