CBN BRASIL

Saturday, February 28, 2015

De olho em arquibancadas, empresa cria TV descartável

Credito: Viuing
Imagem mostra como seria TV descartável
Se um espectador quer ver um jogo de futebol ou um corrida de Fórmula 1 em casa, ele provavelmente quer assistir em uma televisão enorme, que permita ver todos os detalhes de seu esporte preferido.
Mas e se o público que assiste o evento ao vivo pudesse ter uma TV de bolso e também não perdesse nenhum lance?
Uma startup espanhola quer unir a emoção de ver um espetáculo ao vivo com a precisão das transmissões pela TV. Com isso em mente, a Viuing projetou uma TV de papelão para ser vendida pelo público que assiste a grandes eventos esportivos.
Seria como o radinho de pilha que torcedores costumam levar para estádios de futebol, mas com imagens.
O dispositivo será um pouco maior do que uma caixa de CD, descartável após a primeira utilização e vai custar cerca de 15 euros (cerca de R$ 50). A empresa planeja começar a venda no próximo verão do hemisfério norte.
"Será a primeira TV portátil que transmite em tempo real tudo que está acontecendo", disse à BBC Marc García, CEO da empresa.
"Os espectadores vão adquirir o dispositivo ao entrar no show e não só poderão acompanhar a transmissão mas vamos fornecer todas os tipos de estatísticas relacionadas com o que eles estão assistindo."

Por que não um telefone?

Mas por que usar o Viuing e não um tablet ou smartphone?
García acredita que esses dispositivos não podem oferecer os mesmos benefícios.
Credito: AFP/Getty
Ao final dos jogos, torcedores poderiam ficar com a TV como lembrança ou devolvê-la para reciclagem
Por um lado, "estes produtos podem ser danificados ao ar livre e ficam sem bateria muito rápido", diz.
"Um dispositivo como esses ligado a um streaming (um tipo de transmissão de dados) dura cerca de meia hora."
Garcia explica que sua tecnologia permitirá uma autonomia de seis horas, "o suficiente para qualquer evento dessa natureza."
Ele também alerta que em grandes aglomerações o sinal muitas vez cai.
A ideia da Viuing é ter o seu próprio sinal com uma série de antenas nos locais de competição.

E o que acontece depois do evento?

Quando o evento esportivo termina, o público poderá ficar com a TV descartável como lembrança (ele terá uma serigrafia comemorativa) ou pode devolvê-lo em um container.
Segundo a empresa, praticamente todos os seus componentes (de papelão e plástico) serão reciclados por sua equipe, com exceção das baterias, que "como em qualquer dispositivo, não são recicláveis por si mesmas e necessitam de tratamento especial."
O que a empresa vai fazer é contratar empresas especializadas em reciclagem, separando seus elementos para reutilizar tudo o que pode ser aproveitado.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...