CBN BRASIL

Saturday, December 28, 2013


Uma das embarcações no estaleiro Da Ilha do Governador, onde passaram por inspeção da Capitania dos Portos: os fogos da festa já começaram a ser montados
Foto: Riotur/Alexandre Macieira / Divulgação

Som de ‘smack’ e fogos em forma de coração serão destaque no show da virada em Copacabana

RIO - A surpresa da vez neste réveillon é um momento especial, durante a virada, em que a música vai baixar para dar lugar ao som de estalos de beijos. Nessa hora, o céu ganhará fogos em formato de corações, cem deles. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo, durante a inspeção, pela Capitania dos Portos, das 21 balsas que serão usadas no ano novo. Só em Copacabana, serão 24 toneladas de fogos de artifício distribuídas por 11 balsas (mais do que no ano passado, quando foram usadas oito), para garantir o show pirotécnico com duração de 16 minutos.
— Haverá um momento em que a música vai ficar mais baixa e surgirá o som de um beijo, como um “smack”. E cem corações aparecerão para brindar a festa. É um réveillon de amor. Fim de ano é sempre o momento de fazer uma reflexão sobre o que passou e pensar na esperança. E o amor é sempre fundamental — disse o secretário, que espera dois milhões de pessoas na Praia de Copacabana, mesmo com a previsão de chuva para o dia 31.
A trilha musical foi composta por John Powell, que atuou em filmes como “Rio”, “Kung fu Panda” e “Rio 2”. Este último filme, aliás, inspira a queima de fogos da virada, cujo tema é “Mais animado do que nunca”. De acordo com os produtores da festa, primeiro foi composta a trilha sonora e, depois, feita a sincronização com a explosão dos fogos, em seis etapas, cada uma relacionada a um momento da animação “Rio 2”. Na primeira, por exemplo, o céu ficará azul, cor da ararinha Blu, personagem principal do filme.

Balsas passam na vistoria
Na vistoria realizada nesta sexta no estaleiro da Ilha do Governador onde as embarcações são preparadas, a Capitania dos Portos atestou que todas cumprem os requisitos de segurança e navegação. De acordo com o capitão dos Portos, Fernando Ranauro Cozzolino, elas começam a deixar o cais para serem posicionadas na orla no dia 31 pela manhã, a partir das 7h. Antes, na segunda-feira, será feita uma nova inspeção, dessa vez pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil, para verificar as bombas que vão colorir a virada do ano. Ontem mesmo, os explosivos começaram a ser colocados nas embarcações.
Por segurança, as balsas ficarão a 400 metros da praia. O espetáculo será acompanhado por milhares de pessoas no mar. A expectativa da Capitania dos Portos é que nove cruzeiros e cerca de 250 embarcações menores — de turismo náutico e de esporte e recreio — se reúnam somente em Copacabana. Elas serão acompanhadas pela Capitania dos Portos, que utilizará um helicóptero, um navio-patrulha e cerca de 20 embarcações menores. Serão 110 militares e, pela primeira vez, haverá um Centro de Coordenação, reunindo Capitania e o Corpo de Bombeiros, a bordo do navio-patrulha.

Outra mudança em relação a anos anteriores é a distribuição dos barcos de turismo e de esporte e recreio em duas áreas. As embarcações maiores ficarão próximo à entrada da Baía de Guanabara. Já as menores, mais perto do Forte de Copacabana. Segundo a Capitania, essa medida dará mais segurança, principalmente na volta dos barcos para a baía. Essas embarcações também serão inspecionadas antes de saírem dos clubes náuticos e das marinas. E, no mar, haverá etilômetros que serão usados para checar se os condutores ingeriram álcool. Os infratores podem ter a embarcação retirada da área marítima ou apreendida.
Cinco postos médicos serão montados na orla. Com capacidade total de 56 leitos, sendo dez para casos mais graves, eles estarão na altura da Avenida Princesa Isabel, da Praça do Lido e das ruas República do Peru, Santa Clara e Xavier da Silveira. Os postos funcionarão a partir das 17h30m até o término dos festejos. Foram escalados 226 profissionais de saúde, sendo 87 médicos. Para os casos mais graves, que necessitarem de remoção, 35 ambulâncias de suporte avançado e 13 de atendimento básico estarão de prontidão. A maior parte dos atendimentos costuma ser de entorses, mas a prefeitura pede a todos que tomem cuidado com as garrafas: cortes nos pés são a segunda maior causa de emergências. Outra medida anunciada é relativa ao Corpo de Bombeiros, que terá 300 homens na Praia de Copacabana e montará postos extras de guarda-vidas. Em vez dos seis habituais, do Leme ao Posto 6, haverá 21 postos, cada um deles com uma dupla de bombeiros.

De sábado a 1º de janeiro, haverá 5.516 guardas municipais em Copacabana, distribuídos em turnos. Nos dias 31 e 1º de janeiro, serão 1.906 agentes — além dos 440 envolvidos no trânsito, haverá 1.466 atuando no controle urbano, junto com fiscais da Secretaria especial da Ordem Pública. Para evitar a entrada de camelôs irregulares em Copacabana, a Secretaria especial de Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, aumentou de 52 para 69 o número de barreiras do ano passado para este.
A Comlurb mobilizará 1.600 homens para a limpeza da cidade nos dias 31 e 1º. Entre as novidades deste ano está a distribuição de 11 pontos de coleta seletiva na orla de Copacabana. Ao todo, 120 garis vão ficar responsáveis pela coleta do material reciclável. Já no fim da festa, outros 1.145 homens vão limpar as ruas do Rio, e a maioria estará em Copacabana. Equipes do programa Lixo Zero também estarão em Copacabana, Leblon e Ipanema no dia 31 até as 18h. O objetivo é evitar que a cidade fique suja antes da chegada dos milhões esperados para o réveillon.

As praias do Flamengo e de Icaraí, em Niterói, que também terão réveillon com queima de fogos, contarão com cinco balsas cada. A regra também é mantê-las a uma distância de 400 metros da areia. No Flamengo, a festa começa a partir das 19h do dia 31 e vai até as 3h do dia seguinte, com shows do DJ Marcelo Lyrio, Grupo Lucidez, Baia, Galo Cantô, de Michel Sullivan e da Escola de Samba São Clemente. Em Icaraí, o público terá a chance de assistir a show da Blitz, comandada por Evandro Mesquita, e de bandas da cidade, Mustang 65, Colorado Country e Faixa Etária. O espetáculo termina com a apresentação de ritmistas da Escola de Samba Unidos do Viradouro.
A Polícia Militar, que estará presente em pelo menos 15 praias em todo o estado, preparou esquemas especiais para as praias do Flamengo e de Icaraí. Para a festa da virada em Icaraí, serão destacados 608 policiais militares que farão o patrulhamento em 69 carros e também a pé. No Flamengo, 317 policiais militares serão mobilizados.
Na Barra da Tijuca, local também disputado por quem vai passar o réveillon na praia, 274 policiais farão o policiamento em 18 carros. Em Madureira, o réveillon do Parque Madureira contará com 284 policiais militares.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...