CBN BRASIL

Monday, January 27, 2014

Sacolé para aplacar o calor

sacole
O verão chegou com tudo! Os termômetros estão batendo todos os recordes de temperatura e a sensação térmica em algumas cidades está batendo os 50o C. É em dias como esses que um sacolé geladinho se equipara à visão de um oásis no deserto.
Digo isso por experiência própria. Um dia desses eu estava derretendo na casa da minha sogra quando ela surgiu com aquele saquinho congelado. Uma bênção! Além de me refrescar, aquele delicioso sacolé de coco me levou numa viagem no tempo direto para a minha infância… Sabe o que eu mais gostava quando tomava um sacolé? Era que ele durava mais que os picolés!! Pode parecer bobagem, mas o fato é que ter de esperar o sacolé ir degelando aos poucos garante o prazer de tomar algo geladinho por mais tempo! ;)
É muito fácil fazer seu próprio sacolé: ele é basicamente um suco superconcentrado de frutas congelado num saquinho. Isso o torna uma opção muito mais saudável e barata que os picolés industrializados, repletos de açúcar, aromatizantes e corantes. Você pode escolher a fruta de sua preferência e preparar o sacolé a seu gosto: diluído em água ou não, adoçado ou não… E se a ideia de morder o saquinho não for muito do seu agrado, você pode colocar o suco concentrado em forEu peguei a receitinha básica do sacolé que a minha sogra faz. Quer aprender?
Sacolé de coco1 litro de leite fervido
300 g de coco fresco ralado
3 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
Para fazer o sacolé, basta misturar todos os ingredientes. Prove para ver se a quantidade de açúcar está a seu gosto. Você também pode trocar o açúcar por leite condensado… Humm… Mas se você quiser uma versão mais light (como a que a minha sogra faz!), use pouco açúcar. Ela também faz questão de usar o coco fresco, que é muito mais gostoso que as variedades industrializadas e não tem adição de açúcar. Antes de colocar nos saquinhos, espere a mistura esfriar e não encha demais, para que consiga amarrar a ponta. Leve ao freezer até que esteja congelado. O rendimento é de aproximadamente 10 sacolés.
Sacolés de frutas: abacaxigoiabamorangolaranja1 litro de água ou de água de coco
500 g da fruta de sua preferência (descascada e sem sementes)
Açúcar a gostominhas de picolé e terá verdadeiros picolés caseiros!
Bata a fruta com a água ou a água de coco no liquidificador. Você pode adequar a quantidade de água para fazer o suco mais ou menos concentrado, segundo seu gosto. O ideal é que não fique nem muito aguado e nem muito grosso. O mesmo vale para o açúcar: o melhor seria nem utilizá-lo, mas se as frutas não estiverem tão doces, vale adicionar só um pouquinho. Em seguida, coloque o suco concentrado nos saquinhos e leve ao freezer para congelar.
Use a sua imaginação e faça misturas deliciosas, como abacaxi com hortelã, laranja com acerola, morango ao leite… Depois é só morder a pontinha do sacolé e curtir o calor do verão!



No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...