CBN BRASIL

Monday, March 31, 2014

Nave russa Soyuz se acopla à ISS com dois dias de atraso

Cápsula sofreu falha técnica ao entrar em órbita. Causa que levou ao problema, no entanto, ainda não está clara

Imagem mostra tripulantes da Estação Espacial Internacional após a chegada dos três astronautas transportados pela nave russa Soyuz
Imagem mostra tripulantes da Estação Espacial Internacional após a chegada dos três astronautas transportados pela nave russa Soyuz (NASA TV)
A nave russa Soyuz, que transportava dois astronautas russos e um americano, acoplou-se à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) nesta quinta-feira, quase dois dias após o previsto, devido a um problema técnico.
Segundo a agência espacial russa, a cápsula TMA-12M iniciou o processo de aproximação da ISS às 20h53 (horário de Brasília). "A atracação da cápsula na ISS se realizou. Todos os sistemas funcionam normalmente", anunciou a agência.
Esperava-se que os três astronautas transportados pela Soyuz — os russos Aleksandr Skvortsov e Oleg Artemiev e o americano Steven Swanson — chegassem à ISS na manhã desta quarta-feira, apenas seis horas depois de sua decolagem no Cazaquistão. No entanto, a nave russa sofreu um problema técnico ao entrar em órbita e a cápsula foi forçada a se deslocar por um procedimento mais longo do que o previsto.
De acordo com a agência espacial da Rússia, o problema aconteceu com a ignição de um dos propulsores da Soyuz. "A causa do problema ainda não está clara, mas acreditamos tratar-se uma questão matemática a priori", disse o diretor-geral da RKK Energia, que concebe e produz as naves Soyuz. Uma comissão foi criada para determinar a origem da falha.
A tripulação deve cumprir na ISS uma missão de 170 dias, com mais de cem experimentos científicos para Estados Unidos e Rússia.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...