CBN BRASIL

Monday, April 21, 2014

Números e curiosidades da maior eleição do mundo

814 milhões de eleitores, 930 mil zonas eleitorais, 1.600 partidos e elefantes...

Homem com máscara do candidato Narendra Modi é carregado em Vadodara, no estado indiano de Gujarat
Homem com máscara do candidato Narendra Modi é carregado em Vadodara, no estado indiano de Gujarat (Amit Dave/Reuters)
Com números superlativos, a eleição da Índia é considerada a maior do planeta. Entre os dias 07 de abril e 12 de maio, mais de 814 milhões de indianos aptos a votar devem escolher entre os mais de 15.000 candidatos para as assembleias regionais e nacional. A votação está programada para acontecer em nove fases e envolve o trabalho de mais 11 milhões de pessoas entre funcionários eleitorais, observadores, agentes de segurança e transporte e outros profissionais. A segunda nação mais populosa do mundo, com mais de 1,2 bilhão de habitantes tem uma democracia tão jovem quanto o próprio país, que obteve sua independência da Grã-Bretanha em 1947, e luta para atravessar seu processo eleitoral em tranquilidade em meio às ameaças terroristas, dificuldades logísticas e outros problemas.

Saiba mais
Índia realiza eleições e tenta garantir seu futuro 


Enquanto em algumas regiões do país as urnas de madeira são levadas no lombo de elefantes, em outras a votação é eletrônica. Há ainda risco de ataques de insurgentes separatistas e de minorias religiosas. Com uma população muito jovem – mais da metade tem menos de 25 anos – a Índia quer usar seu processo eleitoral não apenas para se preparar para o futuro, mas também para emitir uma mensagem para o mundo. “Eleições livres e justas em um país gigantesco e tão diverso quanto à Índia são um desafio”, afirma Niranjan Sahoo, analista político da Observer Research Foundation (ORF), um think tank sediado em Nova Délhi. Para o analista, um processo eleitoral sem sobressaltos indicaria a “boa saúde da democracia indiana” e enviaria sinais positivos para outras nações, inclusive para a “autoritária vizinha China”, ressalta. “Se der tudo certo, os aspectos positivos da democracia sairão fortalecidos nesse país altamente complexo e diversificado: multilíngue, multi-religioso e mutli-étnico”, disse.

Elefantes no transporte de urnas

Um mahout (condutor de elefante) atravessa o rio Tawi, na Índia
Em várias localidades, o transporte de eleitores e urnas eletrônicas ainda segue os costumes de 1951, ano em que foi realizada a primeira eleição democrática na Índia. Camelos serão usados no transporte em regiões desérticas, ao passo que mulas e iaques farão o serviço nas montanhas do norte do país. Nas selvas, os funcionários do governo terão o auxílio de elefantes para fazer com que as urnas cheguem até as seções de votação. No outro extremo, helicópteros e lanchas levarão as urnas aos arquipélagos de Andamão e Nicobar, onde mais de 500 ilhas contarão com o serviço eleitoral.
Cerca de 11 milhões de pessoas, incluindo funcionários do governo, militares e policiais, vão trabalhar no processo eleitoral na Índia. A mão de obra estará espalhada por 930.000 postos de votação – cada um deles deve atender a, no máximo, 1.500 eleitores. O objetivo da comissão eleitoral é que nenhum eleitor precise se locomover mais do que dois quilômetros para votar. As eleições devem custar 600 milhões de dólares. Pela primeira vez, os políticos também tiveram seus gastos de campanha limitados a 120.000 dólares por candidatura. A regra tem o objetivo de combater os excessivos gastos e os financiamentos ilegais de campanhas. 
O número de indianos aptos a votar chegou a 814 milhões este ano, em comparação com 713 milhões em 2009. Uma parte considerável dos novos eleitores está na faixa etária dos 18 e 19 anos de idade: mais de 23 milhões de cidadãos. Eles correspondem a 2,88% do total de eleitores, contra 0,75% em 2009.
Mais de 1,4 milhão de urnas eletrônicas serão utilizadas no processo eleitoral na Índia. Nas máquinas, o nome dos candidatos é escrito em várias línguas. Para auxiliar eleitores analfabetos, cada candidato também é identificado por um símbolo – no caso do partido governista, o símbolo é uma mão. Candidatos não filiados a partidos políticos podem escolher um símbolo a partir de uma lista pré-aprovada. Para votar, é só apertar o botão azul ao lado do candidato. Pela primeira vez, também será possível votar nulo. 
Há seis partidos políticos nacionais na Índia, incluindo o Partido do Congresso, atualmente no poder. Há ainda 23 legendas estaduais e outros 1.593 pequenos partidos com registros não reconhecidos que esperam conseguir eleger um candidato. Um dos números preocupantes relacionados à política indiana é o alto índice de ações criminais envolvendo candidatos. Um estudo realizado com 1.492 candidatos que disputam uma das 543 cadeiras da Assembleia aponta que 269 (ou 18%) respondem a processos. A pesquisa cobre metade dos 35 estados e territórios do país. 
Pela primeira vez, as eleições gerais vão considerar eleitores que se registraram como ‘trangêneros’. Mais de 28.000 pessoas identificaram seu gênero como ‘outros’. Uma lei de 1950 também foi alterada para permitir que indianos morando fora do país possam votar. Quase 12.000 pessoas se registraram. 
Os meios de comunicação tornaram-se mais importantes para a divulgação das candidaturas. Das 234 milhões de casas no país, 153 milhões dispõem de um aparelho televisor – número que supera em 30 milhões o registrado no último pleito, em 2009. 
Em vista da grande parcela de jovens eleitores, as campanhas também voltaram o foco para as redes sociais. Os usuários indianos no Facebook, por exemplo, totalizam 93 milhões. O jornal Times of India, por sua vez, apresenta um aplicativo em seu site que contabiliza o total de citações no Twitter referentes às eleições. A ferramenta também é capaz de distinguir se os internautas estão fazendo comentários positivos ou negativos sobre os principais candidatos ao cargo de primeiro-ministro do país.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...