Aprimore o seu português
Falar e escrever na sua língua podem parecer tarefas simples e naturais, mas, na prática, envolvem habilidades complexas. Sem dominar essas habilidades, você corre o risco de não ser entendido em suas relações familiares ou sociais, no trabalho ou no estudo. Além de causar má impressão!
Mais do que de um talento natural, a boa comunicação linguística depende de habilidades que podem ser adquiridas e aprimoradas. Quanto maiores as suas habilidades para escrever e se expressar bem na nossa língua, o português, maiores serão também as chances de ter sucesso em muitos aspectos da vida pessoal e profissional.
Lembremos que entre os três elementos básicos da escrita e da fala – um emissor, uma mensagem e um receptor – pode haver “ruídos” prejudiciais à comunicação, impedindo a sua eficiência. Pode ser um fator facilmente perceptível, como um vocabulário inadequado ou um ambiente barulhento. Ou fatores mais sutis, como falta de sintonia com a plateia ou falta de confiança em si mesmo. Um discurso monótono ou repleto de construções pobres e uma carta desorganizada, por exemplo, costumam falhar em seus objetivos de comunicação. Sempre que você tiver algo a dizer, vale a pena pensar em como poderá dizê-lo de forma mais clara, mais elegante e mais objetiva.
Para isso, existem várias técnicas eficazes: de estratégias gerais (ser atencioso com a plateia, por exemplo) a detalhes específicos (como o posicionamento do verbo no início da frase). Você pode dominar essas técnicas, pode acreditar. Algumas sugestões para ajudá-lo nesse caminho:
1. Leia muito. De preferência bons autores nacionais. Assim você terá contato com o melhor da nossa literatura, e poderá observar os diferentes estilos dos autores.
2. Não tema o dicionário. Em papel ou eletrônicos, os dicionários são nossos melhores amigos na hora de escrever. Além de informar a grafia correta das palavras, eles podem nos oferecer sinônimos para evitar repetições e exemplos de uso.
3. Quando tiver uma dúvida gramatical ou de vocabulário, procure esclarecê-la. Nada favorece mais o erro do que pontos obscuros à sua compreensão.
4. Porque essa é a sugestão mais importante, vou repeti-la: leia, leia e leia!!
5. Tenha sempre um bom manual de redação à mão. Sugestão: Escrever Melhor e Falar Melhor.
Bons textos e discursos!
No comments:
Post a Comment