CBN BRASIL

Monday, June 2, 2014

Aprimore o seu português


portuguesFalar e escrever na sua língua podem pa­re­cer tarefas sim­ples e naturais, mas, na prá­ti­ca, en­vol­vem ha­bi­li­da­des com­ple­xas. Sem dominar es­sas ha­bi­li­da­des, vo­cê cor­re o ris­co de não ser en­ten­di­do em suas re­la­ções fa­mi­lia­res ou so­ciais, no tra­ba­lho ou no estudo. Além de causar má impressão!
Mais do que de um talento natural, a boa co­mu­ni­ca­ção lin­guís­ti­ca de­pen­de de ha­bi­li­da­des que po­dem ser ad­qui­ri­das e apri­mo­ra­das. Quanto maio­res as suas ha­bi­li­da­des pa­ra es­cre­ver e se ex­pres­sar bem na nossa língua, o português, maio­res se­rão tam­bém as chan­ces de ter su­ces­so em mui­tos as­pec­tos da vi­da pes­soal e pro­fis­sio­nal.
Lembremos que entre os três ele­men­tos bá­si­cos da es­cri­ta e da fa­la – um emis­sor, uma men­sa­gem e um re­cep­tor – po­de ha­ver “ruí­dos” pre­ju­di­ciais à co­mu­ni­ca­ção, impedindo a sua eficiência. Pode ser um fa­tor fa­cil­men­te per­cep­tí­vel, co­mo um vo­ca­bu­lá­rio ina­de­qua­do ou um am­bien­te ba­ru­lhen­to. Ou fa­to­res mais su­tis, co­mo fal­ta de sin­to­nia com a pla­teia ou fal­ta de con­fian­ça em si mes­mo. Um discurso monótono ou re­ple­to de cons­tru­ções po­bres e uma car­ta de­sor­ga­ni­za­da, por exemplo, cos­tu­mam fa­lhar em seus ob­je­ti­vos de co­mu­ni­ca­ção. Sempre que vo­cê ti­ver al­go a di­zer, va­le a pe­na pen­sar em co­mo po­de­rá di­zê-lo de for­ma mais cla­ra, mais ele­gan­te e mais objetiva.
Para isso, existem vá­rias téc­ni­cas eficazes: de es­tra­té­gias ge­rais (ser aten­cio­so com a pla­teia, por exem­plo) a de­ta­lhes  es­pe­cí­fi­cos (co­mo o po­si­cio­na­men­to do ver­bo no iní­cio da fra­se). Você pode dominar essas técnicas, pode acreditar. Algumas sugestões para ajudá-lo nesse caminho:
1. Leia muito. De preferência bons autores nacionais. Assim você terá contato com o melhor da nossa literatura, e poderá observar os diferentes estilos dos autores.
2. Não tema o dicionário. Em papel ou eletrônicos, os dicionários são nossos melhores amigos na hora de escrever. Além de informar a grafia correta das palavras, eles podem nos oferecer sinônimos para evitar repetições e exemplos de uso.
3. Quando tiver uma dúvida gramatical ou de vocabulário, procure esclarecê-la. Nada favorece mais o erro do que pontos obscuros à sua compreensão.
4. Porque essa é a sugestão mais importante, vou repeti-la: leia, leia e leia!!
5. Tenha sempre um bom manual de redação à mão. Sugestão: Escrever Melhor e Falar Melhor.
Bons textos e discursos!

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...