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Wednesday, June 4, 2014

Chromecast, dispositivo do Google que leva web para TV, chega ao Brasil

Aparelho permite acessar vídeos por streaming por meio de apps como Netflix, YouTube e Cracke e custará 199 reais

Divulgação

O Google lança nesta quarta-feira no Brasil o Chromecast, dispositivo do tamanho de um pen-drive que permite assistir vídeos da web na TV. O produto chegará ao país com preço de 199 reais, valor bastante superior aos 35 dólares cobrados pelo aparelho nos Estados Unidos. A diferença é atribuída pela empresa aos impostos e taxas de importação do produto para o Brasil. Ele está à venda apenas por meio dos sites das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio e, nos próximos dias, chegará também às lojas físicas do Extra.
Chromecast foi lançado em julho de 2013 nos Estados Unidos e, pouco depois do lançamento, esgotou nas lojas. O dispositivo utiliza o sistema operacional Chrome OS e obedece a comandos enviados pelo usuário a partir do navegador Chrome, do iPhone ou smartphone com Android. A partir do app do YouTube, por exemplo, o usuário aciona o botão ‘Cast’ e, em segundos, pode reproduzir uma lista de vídeos na TV. O mesmo pode ser feito com o app do Netflix ou com vídeos comprados ou alugados por meio do Google Play.
Embora o Chromecast passe a impressão de um dispositivo que não tem nada a ver com a sua sala de estar, ele fica escondido atrás do televisor e sua configuração é simples. A TV deve ter uma conexão HDMI, onde o produto será conectado, além de uma fonte de energia. Além disso, para que os comandos sejam “enviados” para a TV, o Chomecast e o dispositivo móvel adotado devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi. A partir de então, ao pressionar o botão ‘Cast’, o usuário orienta o aparelho a buscar na web o conteúdo escolhido e exibi-lo na tela grande.
“Levamos oito meses para desenvolver o Chromecast. A ideia é tornar mais simples o uso da internet na TV, porque a configuração das TVs conectadas à venda no mercado é muito difícil”, diz Mario Queiroz, vice-presidente de produtos do Google. Além das TVs conectadas, o novo dispositivo do Google concorre diretamente com outros acessórios que levam internet para a TV, como set-top boxes, Blu-ray players e consoles de videogame. Com a chegada ao Brasil, o produto – que esteve restrito aos Estados Unidos por dez meses – estará à venda em 19 países, entre eles Coreia do Sul, França, Japão e Reino Unido.
Em princípio, o Chromecast permitirá assistir a conteúdo a partir de apenas seis apps no Brasil: Crackle, Google Play Filmes, Netflix, Rdio, Vevo e YouTube. No caso do Rdio, em vez de vídeos, é possível ouvir músicas na TV. Vale lembrar que nem todo o  conteúdo exibido pelo Chromecast é gratuito. Na maior parte dos apps compatíveis, o usuário precisa ter uma assinatura mensal do serviço para ter acesso ao catálogo. As fotos e vídeos do usuário armazenados na rede social Google+ também podem ser exibidos por meio do Chromecast, mas não é possível fazer streaming de imagens gravadas na memória do smartphone ou tablet.
O Google não revela quantos apps compatíveis com Chromecast estão disponíveis, mas poucos títulos aparecem na página oficial do produto. O gigante das buscas promete que, em breve, os usuários terão mais opções. Em fevereiro, os desenvolvedores ganharam acesso às interfaces de programação de aplicativos (API) do Chromecast, o que vai permitir que o botão ‘Cast’ seja incluído em outros serviços. Até o momento, segundo o Google, mais de 3.000 desenvolvedores se cadastraram. “Estamos trabalhando com parceiros locais no Brasil então, em questão de meses, teremos mais apps compatíveis com o Chromecast”, diz Queiroz.

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