CBN BRASIL

Wednesday, June 25, 2014

O legado de Michael Jackson cinco anos após sua morte

Discos póstumos, documentário e homenagens mantém viva a lenda do pop, enquanto sua herança segue em disputa por uma família desestruturada


Michael Jackson durante apresentação, em Viena

Discos, filmes e uma série de homenagens mantêm viva a imagem de Michael Jackson, cuja morte completa cinco anos nesta quarta-feira em meio a um legado de escândalos com sua família envolvida em processos, acusações e tentativas de suicídio, entre outros dramas relacionados à disputa pela herança do rei do pop.
Os três filhos - Prince, Paris e Blanket - e a mãe de Jackson, Katherine, foram nomeados como seus únicos herdeiros, enquanto seus irmãos, excluídos da herança, não economizam críticas contra a "má gestão" articulada pelos administradores da fortuna.
Entre as decisões mais discutidas está um contrato de 540 milhões de dólares com a Sony Music, gravadora com a qual o artista havia rompido relações. A companhia então assumiu os direitos dos discos póstumos do cantor até 2017. Dois álbuns já foram lançados com material inédito: Michael (2010), que vendeu três milhões de cópias, e Xscape, que chegou às lojas este ano com oito faixas originais. Segundo um dos produtores, o cantor teria material para lançar mais oito discos com as faixas descartadas anteriormente.
Lucro póstumo -  As finanças de Jackson, que estava na pior na época de sua morte, com uma dívida de cerca de 500 milhões de dólares, deram a volta por cima. Especula-se que nos últimos cinco anos o cantor tenha lucrado mais de 680 milhões de dólares, segundo fontes de Zack Greenburg, autor da obra Michael Jackson Inc, que analisa o patrimônio empresarial do artista.
Além dos novos discos, o documentário This Is It (2009), que mostra os bastidores da turnê que o cantor se preparava para realizar quando morreu, foi a primeira de muitas formas de capitalizar sua imagem. O filme arrecadou mais de 400 milhões de dólares no mundo. O Cirque du Soleil também realizou centenas de representações dos dois espetáculos montados a partir de canções de Jackson.
Família - O patrimônio familiar, por outro lado, não seguiu a mesma sorte que o artístico. Em 2012, a matriarca da família chegou a ser dada como desaparecida, o que levou um juiz a ceder a guarda temporária das crianças ao filho de um dos irmãos do cantor.
O episódio mais dramático foi a tentativa de suicídio da adolescente Paris, que deu início a muitas especulações sobre o modo de criação dos herdeiros de Michael. Recentemente, o jornal americano The New York Post ressaltou que os lucros obtidos com a imagem de Jackson permitiu que seus filhos seguissem uma vida repleta de luxos e excentricidades, assim como a dele, e destacou que o primogênito teria gasto 48.000 dólares em joias para a namorada.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...