CBN BRASIL

Saturday, June 21, 2014

Próxima versão do Android vai acelerar apps e economizar bateria com ART

Arquivo

Vale notar que esta é uma mudança profunda que não poderia ser distribuída através do Play Services
Há algumas horas, o Google fez duas mudanças no AOSP (Android Open Source Project) que são de extrema importância para o futuro do Android. Basicamente, a próxima versão do sistema promete trazer apps mais rápidos e economizar bateria: assim começa a era do ART, ou Android Runtime.
O ART existe há meses, lançado junto à versão 4.4 KitKat, mas em fase experimental. Agora parece que o Google está pronto para lançá-lo a mais usuários.
Segundo o Android Police, foram duas mudanças: o antecessor do ART (chamado Dalvik) foi completamente removido; e todas as referências a ele foram alteradas para chamarem o novo runtime.
E o que faz o ART? Em termos simples, todo app precisa ser compilado para rodar; ou seja, precisa ser “traduzido” para uma linguagem que o computador (ou smartphone, ou tablet) entenda.
Por enquanto, o Android compila apps toda vez que eles são abertos, consumindo CPU e bateria. Mas versões futuras vão pré-compilar parte do app: isso economiza bateria, e faz apps abrirem até 50% mais rápido.
O ART “pode melhorar o desempenho do app”, segundo o Google, mas a empresa não promete um salto em performance – e sim um avanço no tempo de abertura. Como o app é parcialmente compilado, ele ocupará um pouco mais de espaço no seu dispositivo, e demorará um pouquinho a mais para instalar - mas parece uma troca justa.
Quando o ART estará disponível para os usuários? Bem, as mudanças no AOSP sugerem que uma nova versão do Android está chegando, e semana que vem temos o evento Google I/O – parece questão de ligar os pontos.
Vale notar que esta é uma mudança profunda que não poderia ser distribuída através do Play Services, por exemplo; isso requer uma atualização do Android, que depende das fabricantes (ou de criadores de ROMs personalizadas).
Android 4.4.4E enquanto este novo Android não chega, usuários de dispositivos Nexus já podem instalar a versão 4.4.4 KitKat, que resolve um problema de segurança no OpenSSL. Ela vem algumas semanas da versão 4.4.3, que resolve a falha de segurança Heartbleed.
Se ela não chegar via OTA para você, basta baixar a ROM oficial para Nexus 4/5/7/10 e instalá-la.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...