Twitter muda o visual. E fica mais parecido com o Facebook
Na tentativa de angariar mais usuários, o Twitter anunciou nesta terça-feira sua primeira grande mudança visual no ano. A nova interface, disponível a um grupo restrito de usuários, será aplicada tanto nas versões web como naquelas exibidas em dispositivos móveis. É, sobretudo, uma reprodução fiel ao layout do maior rival, o Facebook.
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A principal mudança é a adoção de uma foto de capa na página principal do usuário no microblog (imagem acima), recurso desenvolvido inicialmente pela rede de Mark Zuckerberg e, posteriormente, incorporado no Google+. A página leva para o lado esquerdo o avatar — exatamente como acontece no Facebook — e inclui sob a foto a sua biografia e a localização geográfica. Os recursos “Quem Seguir” e “Trending Topics” permanecerão na mesma posição da versão atual do Twitter.
A lista de tuítes publicados pelos perfis seguidos pelo usuário também apresenta mudanças significativas. As mensagens terão maior destaque na linha do tempo e ficarão maiores, se comparados aos outros tuítes que não tenham obtido muitos retuítes e marcações de favoritos, conhecido na rede como “Curtir”.
Com o novo visual, os usuários também terão condições de marcar um tuíte para aparecer sempre no topo das páginas, além de filtrar conteúdos por texto, fotos ou vídeos. “A partir de hoje, será ainda mais fácil (e nós achamos que mais divertido) se expressar usando um novo e melhor perfil na web”, diz a companhia. É a briga pela atenção do usuário.
Nos últimos meses, Facebook e Twitter travam uma batalha inusitada: a de copiar um ao outro. Assim, os adversários emulam modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos usuários do oponente. Foi assim com o uso da hashtag, popularizado pelo Twitter e, posteriormente, incorporado ao Facebook; foi assim também com os perfis de personalidades e páginas de marcas, que receberam, em 2010, um selo de autenticidade do Twitter para atestar que um perfil, de fato, é administrado por seu titular de direito. A funcionalidade, posteriormente, foi reproduzida na maior rede social do planeta.
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Essas modificações na rede de até 140 caracteres têm um objetivo: criar novos formatos publicitários para, posteriormente, aumentar o faturamento da companhia. Criado em março de 2006, o ‘pássaro azul’ precisa alçar voos mais altos e ter um rumo – principalmente após estrear no mercado financeiro, em novembro do ano passado. Com o novo visual, estima-se que o Twitter tenha mais 15 novos formatos de anúncio no microblog. É o momento para pensar nos maiores interessados – os consumidores finais – e nos investidores, ávidos por crescimento.
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