CBN BRASIL

Thursday, July 24, 2014

casamento-e-dinheiro

Casamento e dinheiro: como manter a harmonia

Há quem pense que casamento e dinheiro não combinam, afinal o dinheiro é o segundo principal fator de separação entre os casais – o primeiro é a infidelidade. E quando ele não leva a esse ponto, é um dos grandes motivos de briga no casamento. Embora haja amor um pelo outro, quando o assunto é dinheiro, a harmonia entre o casal pode desaparecer rapidamente. Então descubra a seguir como evitar que você brigue com o amor da sua vida por causa disso.
Seu dinheiro e meu dinheiro? Nosso dinheiro!
Não importa se as contas são individuais ou conjuntas, a noção de casamento e dinheiro é a mesma: o dinheiro é dos dois. Afinal, se escolheram viver juntos e nutrem amor um pelo outro, essa parte tão importante da vida também deve ser compartilhada.
Entenda o perfil do seu parceiro
Estudos financeiros apontam basicamente quatro perfis de pessoas ao lidarem com dinheiro: gastador, poupador, financista e desligado. Então procure entender como você e o seu parceiro lidam com o dinheiro para que possam buscar um equilíbrio juntos.
casamento-e-dinheiro-2
Trace um planejamento financeiro
Há um velho ditado que diz: “o combinado não sai caro”. Planejamento é tudo! Se vocês chegarem a um acordo de como pretendem gastar, investir e economizar em curto e longo prazos, o risco de se desentenderem lá na frente será muito menor.
Nunca esconda uma dívida do seu cônjuge
Essa eu não precisava nem citar, mas muitos casais fazem isso. Se você fez uma dívida sem que seu companheiro soubesse, é hora de procurá-lo e abrir o jogo. Dizer a verdade no casamento é essencial em qualquer área da vida conjugal, inclusive na financeira. Além disso, juntos vocês podem encontrar uma solução para economizar e pagar a dívida.
Não deixe a poupança de fora
Geralmente – nem sempre – o problema começa quando falta dinheiro. Então uma boa forma de evitar desavenças por isso é reservar religiosamente um valor para a poupança. Poupar é o beabá da vida financeira. Se os dois trabalham, por que não retirar uma porcentagem para assegurar a segurança no futuro?
Separe uma quantia mensal para gastar com você
Como já disse aqui, o egoísmo é um dos grandes inimigos do casamento. Mas a individualidade, não. Por isso, separe uma quantia mensal – não precisa ser muito alta, apenas suficiente para você gastar com aquilo de que gosta: produtos para cuidado pessoal, livros, tratamentos de beleza, ou o que quer que seja.
Converse, converse, converse
Por fim, para que casamento e dinheiro vivam em harmonia, conversar é preciso. Ainda mais se seu parceiro anda aplicando o dinheiro de uma forma com a qual você não concorda. É preciso expor, esclarecer e ouvir o outro. Não ache que isso vai suscitar mais brigas. Se você escolher as palavras e o tom certo, a conversa vai fluir bem.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...