CBN BRASIL

Monday, July 7, 2014

Chefona alemã ama futebol, mas é 'pé-frio' nos estádios

Brasil e Alemanha, que decidem em Belo Horizonte, às 17h, uma vaga na final da Copa têm em comum o fato de serem países hoje comandado por mulheres
Premier alemã, Angela Merkel comemora gol de sua seleção sobre Portugal (© Getty)

Brasil e Alemanha, que nesta terça-feira decidem em Belo Horizonte, às 17h, uma vaga na final da Copa do Mundo têm em comum o fato de serem países hoje comandado por mulheres.

LEIA MAIS
Para ir à final da Copa, Brasil precisa quebrar 'tabu sem Neymar' de 1765 dias
'Carregador de piano', Oscar precisa virar 'solista' para salvar a seleção sem Neymar
Messi chega à semifinal da Copa com peso que já carregaram Maradona e Kempes
Mas, enquanto a presidente brasileira Dilma Rousseff é pouca chegada a futebol, a primeira-ministra alemã Angela Merkel é uma torcedora fanática, tanto em termos de seleção quanto de clubes. Só que desde que assumiu o poder, em 2005, não dá sorte para seus times.
A começar pelo seu clube de coração. o Energie Cottbus, time modesto, mas que antes da chegada de Merkel ao poder havia disputado a primeira divisão da Bundesliga três vezes. Quando a "torcedora honorária" virou primeira-ministra, o clube estava na segunda divisão. Se manteve nela até a última temporada, quando terminou na lanterna e foi rebaixado para a terceira divisão do futebol alemão.
Merkel também não trouxe sorte à seleção alemã, que tem uma geração talentosa, mas que acumula fracassos nos momentos decisivos.
A premiê esteve em estádios durante as Copas do Mundo de 2006, 2010 e agora, no Brasil, quando viu seu time golear Portugal por 4 a 0, em Salvador. Mas nas duas primeiras a Alemanha parou nas semifinais. Mais pé-frio Merkel foi na Eurocopa. Ela acompanhou in loco as disputas de 2008 e 2012, em que a Alemanha também não teve sucesso.
Na primeira, estava em campo na decisão, em Viena, entre Alemanha e Espanha. Os ibéricos até então tinham fama de perdedores, mas venceram por 1 a 0, para desgosto de Merkel.
Na Alemanha, a mídia discute a forte presença de Merkel em estádios de futebol. Alguns jornais reconhecem sua paixão pelo esporte, mas também discutem o caráter eleitoreiro de seus gestos nas tribunas de honra. E também há a discussão sobre os gastos do governo com as viagens da premiê para os jogos.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...