CBN BRASIL

Wednesday, September 24, 2014

ADOTE O SISTEMA DE SUBSTITUICAO DE ALIMENTOS


No sistema de substituição de alimentos, os alimentos são organizados em diversos grupos – 

pães e amidos, frutas, verduras, legumes, leite, carne e substitutos proteicos, gorduras e outros carboidratos, como doces. 

Esses sistema ajuda as pessoas com diabetes a controlar as calorias, reduzir a gordura e ter uma alimentação equilibrada.

 A base do sistema de substituição de alimentos está na ideia de que cada item de determinada categoria seja nutricionalmente equivalente a qualquer outro da mesma lista –

 fornecendo a mesma quantidade de carboidratos, gordura, proteínas e calorias.

 Usar porções do tamanho que consta das listas é importante para que o sistema funcione.

 Mas a grande vantagem é que – como ocorre na contagem de carboidratos – tem-se mais flexibilidade para escolher os alimentos de cada categoria, além de acrescentar mais valor nutricional à dieta.

 Felizmente, o tamanho das porções de muitos dos grupos tende a ser semelhante, o que ajuda a saber quanto comer.

 Uma troca de pão por amido, por exemplo, em geral é medida em fatias ou meias xícaras (como muitas das substituições de alimentos de origem vegetal).

 Uma substituição de carne costuma ser de cerca de 30 g – bem menor do que os 60 ou 90 g que constituem uma porção na famosa pirâmide alimentar criada pelo Departamento de Agricultura dos EUA

. Assim como a pirâmide alimentar, o objetivo desse sistema é a opção de nutrientes provenientes de uma variedade de alimentos, mas ele o faz com maior precisão.

 Porém, para usá-lo corretamente é necessária orientação.

 Um nutricionista pode ajudar a identificar quantas substituições de cada grupo devem ser feitas.

 Os próprios agrupamentos podem causar certa confusão, porque estão organizados por calorias e conteúdo de nutrientes, e não pela origem.

 Queijos, por exemplo, estão listados com carnes e não com o leite, porque sua quantidade de proteína e gordura é mais semelhante à das carnes.

 Entretanto, assim que você se familiarizar com o sistema, a flexibilidade e a consistência combinadas podem ajudá-lo a manter a glicemia baixa, ao mesmo tempo que proporcionam nutrientes suficientes.  -

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...