CBN BRASIL

Monday, September 22, 2014

Bíblia' e autoajuda no 'marinês'

Candidata recorre a passagens seculares para se expressar em momentos difíceis da campanha. Autores de autoajuda também fazem parte de seu repertório

Marina Silva recorre a referências bíblicas em seus discursos

Marina Silva (PSB) fez uma fala elucidativa sobre a importância da fé na sua vida: “Eu sou uma pessoa movida a fé e a determinação. A fé para remover as montanhas que eu não tenho como escalar e a determinação para escalar todas as montanhas que eu não devo transferir para a fé”, disse, quando perguntada se acreditava que a cidade do ABC paulista traria sorte para sua campanha.
A fé de Marina — adepta desde 1995 da Assembleia de Deus Novo Dia, em Brasília  — se reflete em seu posicionamento diante de questões como o aborto – que é contra – e o casamento gay – que tergiversa. Mas não é só: o "marinês" tem uma forte dose de autoajuda, que a candidata nunca escondeu: em 2010, quando concorreu pela primeira vez à Presidência da República, Marina tinha como guru o psicanalista Augusto Cury, autor do best seller O Vendedor de Sonhos e O Código da Inteligência. Na época, Marina chegou a convidá-lo para ingressar no Partido Verde (PV), legenda pela qual disputou as eleições – ele aceitou ajudou na elaboração do plano de governo.

Autoajuda – Na mesma proporção das passagens bíblicas, Marina se apoia em frases feitas extraídas de livro de autoajuda para turbinar seus discursos. Uma de suas passagens preferidas é de autoria do escritor ítalo-americano Leo Buscaglia, autor de diversos livros sobre a arte de amar e criador da disciplina Amor na University of Southern California, nos Estados Unidos, onde foi professor: “Quanto mais estrelas no céu, mais claro o caminho”, ela costuma repetir ao falar sobre seu projeto de arregimentar as melhores mentes de todos os setores da sociedade para compor seu governo caso eleita.
Sempre que cita Eduardo Campos, Marina recorre a uma frase: “Não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou”. A frase atribuída ao escritor Victor Hugo já havia se tornado mantra de Campos e foi dita algumas vezes também por sua mulher, Renata, para homenageá-lo logo após o acidente que o matou.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...