CBN BRASIL

Tuesday, September 23, 2014

Linhas de psicoterapia: qual é indicada para você?

Pensando em fazer análise? Entenda quais são os benefícios e as principais linhas psicoterapêuticas.






A psicoterapia é um recurso utilizado por psicólogos para auxiliar as pessoas a lidar com conflitos, no enfrentamento das dificuldades, na compreensão das relações interpessoais, na busca do autoconhecimento, qualidade de vida e ampliação da consciência.

 O atendimento psicológico possibilita a descoberta de si mesmo, o paciente tende a reconhecer suas características pessoais, identificar seus pensamentos e sentimentos, refletir sobre seus comportamentos, bem como as consequências destes em sua vida, podendo assim, melhorar sua qualidade de vida.

 Ao se conhecer o ser humano consegue lidar melhor com suas emoções, planejar seu crescimento e promover mudanças significativas em seu ambiente social.

 Durante os atendimentos o cliente poderá tratar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas.

 É um espaço livre para abordar diversos assuntos, refletir, reconstruir e amadurecer novas alternativas que possibilite seu desenvolvimento pessoal.

 As linhas terapêuticas em psicologia são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas que condizem com essas teorias.

 A abordagem teórica é a descrição da visão de homem de determinado teórico, e as técnicas psicoterapêuticas são as ferramentas que o psicólogo utiliza para compreender a pessoa e para auxiliá-la em sua busca.

 Ao todo, existem mais de 200 tipos de psicoterapia com linhas terapêuticas diferentes.

 As principais linhas terapêuticas utilizadas hoje em dia, no entanto, são:

 Psicanálise: Segundo Freud, a psicanálise é um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis de outra maneira.

 É um método para o tratamento de distúrbios neuróticos que proporciona uma série de informações psicológicas, e que se tornou uma nova disciplina científica.

 É uma teoria que procura descrever a origem dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.

 Com base neste corpo teórico, Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia.

 O número de sessões semanais é variável e normalmente os processos terapêuticos levam anos. 

Geralmente o analista utiliza divã.

 Junguiana: Carl Jung, fundador da psicologia analítica e discípulo de Freud, passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente.

 O inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, enquanto o coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que agregam sentimentos profundos de apelo universal.

 A psicoterapia junguiana tem como metas terapêuticas não só a conscientização das emoções, mas dos conflitos não aceitos, expressos muitas vezes por meio de doenças e sofrimentos. 

Tem como meta principal ajudar o indivíduo a retornar à sua essência de afeto, liberdade e bem-estar, ou seja, o resgate de sua condição humana, individual, natural e sem deformações.

 Os analistas junguianos utilizam o conteúdo onírico (sonhos) dos pacientes como meio de análise.

 O tempo de terapia é variável. Lacaniana: Jacques Lacan foi seguidor de Freud e para ele a psicanálise não é uma ciência, e sim, uma prática por meio da livre associação chegando ao núcleo do ser.

 Esta terapia constitui-se pela noção de sujeito e de que o inconsciente se estrutura como a linguagem.

 O tempo da sessão é variável e depende do tempo lógico, isto significa que existem momentos de corte que são muito precisos e em que o analista precisará intervir sem hesitação.

 Psicoterapia Cognitiva Comportamental: É uma forma de terapia objetiva que procura tratar de maneira direta e eficaz com ênfase no presente.

 O foco principal desta terapia está em como os problemas interferem na vida diária, e como é possível alcançar o entendimento destes problemas e desenvolver maneiras de lidar com eles

. É um tipo de psicoterapia mais ativa, em que o psicoterapeuta participa ativamente e convoca o paciente a pensar sobre determinados assuntos entre as sessões.

 Gestalt Terapia: É pautada na doutrina holística, na fenomenologia e no existencialismo. 

Baseada no "aqui-e-agora", a Gestalt Terapia tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo. 

Por ser considerada uma abordagem humanista, acredita na capacidade do ser humano em se auto-realizar e de desenvolver seu potencial. 

O tempo de terapia é variável. 

Psicodrama: Baseia-se na teoria da espontaneidade e na teoria dos papéis.

 A primeira está ligada à criatividade, e a segunda, a um conjunto de várias possibilidades de identificação do ser humano.

 Os papéis psicodramáticos expressam as distintas dimensões psicológicas do eu (self) e a versatilidade potencial de nossas representações mentais.

 A técnica utilizada é a dramatização de situações vivenciadas ou sentidas. O tempo de terapia é variável. -

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...