CBN BRASIL

Wednesday, November 27, 2013

Black Friday "à brasileira" se antecipa e começa na quarta-feira

O dia no ano com as "maiores promoções e descontos" de produtos eletrônicos no comércio americano, o Black Friday (sexta-feira negra, tradução livre), chega à sua quarta edição no Brasil de uma forma mais completa – e antecipada -  que a versão americana. Enquanto as lojas dos EUA concentram as ofertas no setor de eletrônicos e em um único dia, a versão nacional começa nesta quarta e na quinta-feira em algumas lojas e agrega ofertas até o sábado em segmentos como saúde e beleza, petshop, passagens aéreas, brinquedos, casa e decoração, instrumentos musicais, fitness, viagens, livros e revistas e produtos automotivos. 
A versão brasileira deve gerar vendas online de R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de 50% em evento de 2012, conforme informações do Busca Descontos, site que começou a promover a ação no País. A "vontade" em oferecer produtos mais baratos é tão grande que uma marca de roupas já tem descontos de até 90% em cerca de 3 mil produtos desde as 14h desta quarta-feira. Apenas quem já tiverem cadastro no site da Lets (www.uselets.com.br) poderão aproveitar a antecipação. 
Como chegou ao Brasil por meio do comércio online, a Black Friday brasileira é bastante diferente da realizada nos Estados Unidos, onde consumidores fazem filas na porta das lojas na quinta-feira em que é comemorado o Dia de Ação de Graças. Alguns mais ansiosos, levantam acampamento nas lojas alguns dias antes. Para as lojas, o objetivo é limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome).
O evento também dá início ao período das compras de Natal.  Além dos Estados Unidos, a ação vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai. Por aqui, apenas algumas redes participam do dia de promoções, mas a tradição de acampar na fila ainda não atingiu os brasileiros. 
Brasil
O Extra terá uma edição do Black Friday tanto na loja virtual como nas lojas físicas. Segundo informações da assessoria de imprensa, a rede antecipou as promoções exclusivas nos hipermercados e supermercados e as ofertas estarão disponíveis a partir das 22h do dia 28 e valerão para todo o dia 29. A ação promoverá descontos nas seções de mercearia, perecíveis, eletro, têxtil, bazar, além de itens de Natal. Todas as lojas de hipermercado funcionarão durante a madrugada.
O Walmart Brasil também vai antecipar os descontos para esta quinta-feira. A rede abrirá todas suas lojas às 6h da manhã e promete descontos de até 70%. Segundo informações da assessoria de imprensa, desde 2011, a rede supera todas as suas expectativas de vendas e em 2012 o crescimento foi de 35% em relação ao ano anterior. A expectativa é que o crescimento seja semelhante em 2013.  Para Claudio Tonello, vice-presidente de marketing e inteligência de mercado da rede, o setor de televisores deve representar cerca de 35% do total de vendas do evento e as TVs LED, notebooks, tablets, smartphones e eletro portáteis serão os principais responsáveis pelos bons resultados. A ação acontece em todos os hipermercados Walmart, Hiper Bompreço e BIG.
A Black Friday em todas as lojas Fnac também começa na véspera. Segundo a empresa, os descontos chegam a 80%. A partir das 10h desta quinta-feira, os clientes preferenciais “Associados Fnac” poderão comprar os produtos, e a partir das 20h as ofertas também estarão disponíveis para os demais clientes. O site venderá produtos com desconto a partir da 0h da sexta. A marca de maquiagem e cosméticos Sephora faz uma semana da Black Friday no seu site (www.sephora.com.br), com descontos de até 70%.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...