Filhos que fazem diferença
Pais têm grande influência na construção dos valores de seus filhos, diz a psicóloga Maria Tereza Maldonado, autora de As sementes do amor – Educar crianças de 0 a 3 anos para a paz e Cá entre nós – na intimidade das famílias. Ela afirma que é pelo exemplo que pais podem desenvolver a solidariedade nos filhos.
“Se a palavra não vem casada com a ação, ela perde a credibilidade. A criança percebe isso desde cedo.” Maria Tereza acrescenta que estamos tomando consciência de que somos uma família de sete bilhões de pessoas habitando a mesma casa, o planeta Terra.
“O olhar de compaixão e a capacidade de prestar atenção no outro são valores que podem ser desenvolvidos desde os primeiros anos de vida.”
Os pais podem começar criando uma relação de cooperação em casa:
Crianças com menos de 5 anos podem ajudar na cozinha ou escolher os brinquedos que não querem mais para doar.
Crianças entre 5 e 11 anos podem ajudar a tomar conta dos irmãos ou de animais de estimação.
Os maiores podem ser voluntários ou fazer algum serviço pago para cobrir as despesas pessoais.
A fagulha da solidariedade pode ser acesa quando as crianças percebem que não devem só receber, mas que podem também oferecer, e aprendem a noção de ajudar.
“Esta relação de troca é um valor fundamental”, diz Maria Tereza.
Como ajudar:
Eis alguns recursos na Internet para você começar:
- portaldovoluntario.org.br: o site oferece informações sobre voluntariado e tem uma lista de categorias que permite aos interessados escolher em que área gostariam de atuar.
- voluntariosonline.org.br: o site é um serviço do Instituto Voluntários em Ação e funciona como um elo entre pessoas que desejam doar suas habilidades e seu tempo e as ONGs que estão à procura de mão de obra.
- saudecrianca.org.br: A Rede Saúde Criança é um espaço de relacionamento entre associações autônomas que atendem crianças e suas fam´ˆlias em risco social. Visite o site para saber como colaborar.
parceirosvoluntarios.org.br: É o site da ONG que estimula a criação de redes e parcerias de trabalho voluntário.
Espero que essas dicas ajudem você a criar filhos que fazem diferença
No comments:
Post a Comment