Maioria dos britânicos apoia redução da imigração
Mais de três quartos dos cidadãos britânicos são favoráveis a reduzir o número de imigrantes que chegam para viver na Grã-Bretanha, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira. De acordo com o levantamento estatístico anual British Social Attitudes (atitudes sociais britânicas), que será mais detalhado em um documentário transmitido na noite desta terça-feira pela BBC, chamado 'A Verdade Sobre a Imigração', 56% dos participantes da pesquisa se mostraram a favor de frear intensamente a imigração.
Quase metade dos indagados, 47%, opinou que a imigração é ruim para a economia nacional. Os resultados também mostram que entre 31% dos cidadãos que opinaram que a imigração é boa para a economia britânica, metade deles se mostrou, igualmente, a favor de reduzir seu número. A pesquisa foi feita por institutos privados sob encomenda da rede BBC
A imigração é uma das bandeiras do governo de David Cameron, que prometeu reduzir a chamada emigração líquida - diferença entre as pessoas que vão viver na Grã-Bretanha e as que saem do país - abaixo de 100.000 pessoas por ano. No programa que a BBC exibirá hoje, o secretário de Estado de Negócios, Vince Cable, afirmou que os políticos devem ser “práticos e aceitar que há um tipo de migração que não pode ser controlado”. Já a ministra de Interior, Theresa May, disse que “o problema no passado foi relegado, pois havia a suposição geral de que a imigração sempre era boa para a economia”.
Abaixo da meta – A Grã-Bretanha não cumprirá a meta governamental de reduzir o número de imigrantes que entram no país a menos de 100.000 ao ano, disse o secretário Cable. David Cameron prometeu na campanha eleitoral de 2010 cortar a corrente de imigração para "dezenas de milhares" até 2015, abaixo dos 200.000 ao ano esperados caso mantenha-se o ritmo atual. Cable disse que a meta provavelmente não será atingida por causa de vários fatores fora do controle governamental.
"Isso envolve a emigração de britânicos – algo que não se pode controlar. Envolve a liberdade de movimentação dentro da União Europeia, entrando e saindo. Envolve britânicos que retornam de outros países e não são imigrantes, mas entram nas estatísticas", disse Cable à BBC. "Estabelecer um teto arbitrário não ajuda. Quase certamente não se atingirá o nível abaixo de 100.000 que está sendo estabelecido", disse.
No comments:
Post a Comment