CBN BRASIL

Tuesday, March 18, 2014

Os bancos com mais reclamações em fevereiro, segundo o BC

Santander lidera entre os bancos grandes pelo segundo mês consecutivo, assim como o BNP Paribas, entre os bancos médios

- Em fevereiro, o Santander foi novamente o banco grande - com mais de um milhão de clientes - com maior índice de queixas no ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).
BNP Paribas liderou as queixas entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.
Já é o segundo mês consecutivo que o Santander aparece em primeiro lugar. O HSBCpermaneceu na segunda posição e o Banrisul, que não estava na lista no mês passado, ficou em terceiro lugar. A Caixa subiu do quinto para o quarto lugar e o Bradesco, que também não estava no top 5 em janeiro, passou para a quinta posição. O Itaú, que estava na terceira posição em janeiro, saiu do ranking, assim como o Banco do Brasil, que estava na quarta posição.
Entre os bancos médios, o BNP Paribas também está no primeiro lugar pelo segundo mês consecutivo. O BMG também continuou na segunda posição, o banco Pan caiu para o quarto lugar, e o Bonsucesso subiu do quinto para o terceiro. O Conglomerado J. Malucelli saiu do top 5, e o Safra entrou, na quinta posição.
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a listaconsidera apenas as reclamações procedentes.
Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
Veja a seguir os resultados do ranking de fevereiro:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em fevereiro foram registradas 2.193 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 557 queixas a mais que em janeiro. As principais queixas foram referentes à realização de débitos em conta sem autorização do cliente, prestação do serviço de conta-salário de maneira irregular e à cobrança de tarifas por serviços não contratados. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
1º Lugar: Santander
Reclamações procedentes431
Número de clientes23.166.135
Índice*1,86
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; e concessão de crédito sem documentação adequada.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...