CBN BRASIL

Tuesday, August 26, 2014

Comida Japonesa: por que amá-la


Comida Japonesa é assim: ou você ama ou você odeia, não existe meio termo. Para os amantes desta culinária, boa notícias: muitos dos seus pratos apresentam grandes benefícios para saúde, mas é necessário escolher bem o que comer. Se você não acredita, separamos uma lista de alguns ingredientes e seus benefícios.


HossomakisAlgas

Existem vários tipos de algas, todas muito benéficas. As que são normalmente utilizadas para envolver Sushis, Temakis, Hossomaki e Uramaki são chamadas Nori. Alguns dos seus benefícios são:
  • Melhoram a saúde da tireoide. A maioria delas é rica em iodo, necessário para que esta glândula produza hormônios que regulam o metabolismo do corpo.
  • Ajudam na formação dos músculos. Meia xícara de nori crua tem 40 calorias, mas fornece 6 g de proteína, sem gordura e sem colesterol.
  • Melhora o sistema imunológico. Através do nori também é possível obter betacaroteno, um precursor da vitamina A. O betacaroteno estimula a resistência do corpo a doenças.

sashimi de salmãoPeixes

Todos os peixes são ricos em vitaminas B12, Zinco e magnésio. Peixes gordurosos também são ricos em vitaminas A e D. O Salmão e o Atum são peixes gordurosos que, além dessas vitaminas,  contêm os famosos ácidos graxos Ômega-3.
Cuidado! O Atum contém muito mercúrio, portanto, limite seu consumo.

Os Benefícios do Ômega-3

Diversos estudos já associaram o Ômega-3 à:
  • redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • redução dos efeitos de doenças inflamatórias;
  • ajuda na prevenção da perda de memória.
Aproveite e conheça a receita de Peixe fabuloso com batatas chips.

gergelimGergelim

O Gergelim é fonte de cálcio, ferro e zinco. Além disso, é rico em fibras, vitaminas do complexo B e fonte de proteínas.


gengibreGengibre

Na culinária chinesa e indiana é um tempero muito importante. Na culinária japonesa, o Gengibre é usado para tirar o sabor de alimentos consumidos anteriormente. Por exemplo,vamos supor que você acabou de comer sashimi de Atum e quer comer sashimi de Salmão. O sabor dos dois é bem diferente, concorda? Para que os resquícios do sabor de Atum que ficam na boca não interfiram no sabor do Salmão, coma o Gengibre para neutralizar o sabor do primeiro peixe, para depois consumir o segundo.
  • Alivia a dor. O gengibre alivia dor, já que bloqueia hormônios pró-inflamatórios. O bloqueio desses hormônios ajuda a reduzir os sintomas da enxaqueca e até mesmo da artrite.
Conheça os benefícios de outros 10 condimentos, lendo o post 11 condimentos fantásticos para sua saúde.

pepinoPepino

Apesar de não possuir grande valor nutritivo, o pepino tem 95% de água em sua composição e ainda:
  • Ajuda a emagrecer. Graças a seu grande volume de água, o pepino tem poucas calorias.
  • É diurético natural. Provavelmente por ter muita água em sua composição.
Agora que você conhece alguns ingredientes benéficos para saúde, vamos combinar algumas regras para usufruir dessas propriedades?

fritos-varas-de-camarao_21057303Nada de frituras

Sabe o que falei sobre o Ômega-3 ser uma ótima arma no controle e prevenção de doenças cardiovasculares? Vai ser difícil ele dar conta do recado se você optar por comer dezenas de hots, tempurás e harumakis.

Hossomakis - peças com arrozLimitar o número de peças com arroz

Sushis são deliciosos, mas não vamos esquecer que possuem arroz branco. Ao contrário do arroz integral, o arroz branco possui alto índice glicêmico. Isso significa que é convertido em açúcar no sangue em maior velocidade.
Além disso, não podemos esquecer que o arroz é rico em carboidrato. Carboidratos são fontes de energia, mas se eles não forem gastos, viram gordura. Não queremos isso, não é mesmo?
Isso não significa que você não possa comer peças com arroz, mas que deva limitar a quantidade consumida. Sempre que vou a um restaurante de comida japonesa, não como mais do que 10 peças com arroz.

Se usar molho Shoyu, prefira o Light

O molho Shoyu é riquíssimo em sódio – o grande vilão do combate a hipertensão.  Apesar de também possuir bastante sódio, o molho Shoyu light possui menos do que o convencional.

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...