CBN BRASIL

Tuesday, August 26, 2014

filho sofreu um AVC

O susto dos pais e a convivência com as sequelas na infância

Jennifer ficou com sequelas de um grave AVC hemorrágico que sofreu aos 12 anos. Ela é cercada de muito amor e cuidados dos pais (Foto: Arquivo pessoal)

Jennifer aprendeu a falar aos nove meses.
 A primeira palavra foi “papai”. Dezessete anos depois, emocionou os pais, novamente, ao voltar a falar. Desta vez, a primeira palavra foi “mamãe”.
 Logo que Jennifer nasceu, a mãe Thiene Martins largou o trabalho como caixa num supermercado para cuidar de sua “bonequinha”. Toda a atenção era para ela. Jennifer era uma criança inteligente, bonita e cheia de amiguinhas na escola.
Certo dia, começou a reclamar de uma forte dor de cabeça. Foi tomar banho.
 Quando saiu do banheiro, desmaiou. Como a menina sempre foi saudável, fora uma gripe vez ou outra, os pais correram para o pronto-socorro.
 O atendimento rápido, em menos de 20 minutos, facilitou o diagnóstico. Jennifer sofrera um acidente vascular cerebral, o AVC. Tinha 12 anos.
O AVC foi do tipo hemorrágico, o mais raro e grave
. Acontece quando um vaso sanguíneo se rompe provocando sangramento na área afetada. A maioria das crianças vítimas de um AVC hemorrágico não sobrevive.
 O caso de Jennifer foi gravíssimo. Por falta de sorte, a artéria danificada afetou a coordenação dos dois lados de seu corpo. Por sorte, ela sobreviveu.
Jennifer ficou um mês e 15 dias em coma induzido e mais dois meses internada.
 Voltou para casa, no bairro de Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro, sem falar, andar ou mexer os braços e pernas.
 "Estava imóvel, não reagia a nada", diz a mãe. “Os médicos disseram que eu teria de cuidar de uma boneca de porcelana para o resto da vida."
Nos primeiros anos pós-AVC, Thiene ainda conseguia carregar a menina no colo e levá-la de ônibus ao hospital e a centros de tratamento para as incontáveis sessões de fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, entre outras.
 Conforme a menina foi crescendo, surgiu a necessidade de os tratamentos serem feitos em casa. Mas o plano de saúde não queria arcar com os custos.
 Para completar, o pai, que era motoboy, sofreu um acidente e ficou impossibilitado de trabalhar. Até que vencesse na Justiça a batalha contra a seguradora, a família dependeu de dinheiro, alimentos, fraldas e remédios doados por parentes e vizinhos.
Enquanto Thiene contava tudo isso, a filha, que estava ao lado, começou a fazer cara de choro.
 A mãe preferiu continuar a entrevista no quarto, longe dos ouvidos da menina
. Por mais que não consiga falar e se locomover, Jennifer é consciente do que acontece ao seu redor.
 Sabe que perdeu parte da infância e da adolescência.
 Sabe também que, aos poucos, os amigos e familiares sumiram da vida dos três.
 Percebe ainda, nas raras vezes em que vai ao shopping, os olhares de estranhamento e de pena pelos corredores. "Fica muito constrangida", a mãe diz.
Por mais difícil que tenha sido a vida, Jennifer está sempre sorrindo.
 A primeira risada surgiu dias após deixar o hospital
. Ao reencontrar seu cãozinho em casa, deu um grito de alegria. "Tem vezes que estamos na cozinha e eu desanimo ou resmungo alguma coisa.
 A Jennifer responde rindo", diz Thiene. A filha a surpreende a cada dia. "A recuperação é lenta, mas ela já está comendo pela boca (antes, a ingestão era feita por sonda), toma líquidos sem engasgar e balbucia algumas palavras
." Esses pequenos sinais de melhora, que para Jennifer são gigantes, dão força aos pais.
 "Se ela estivesse sofrendo, pediria a Deus para levá-la embora. Mas é alegre e carinhosa, tornou-se uma moça linda.
 Deus só nos coloca obstáculos que somos capazes de superar.

 Se Jennifer tivesse morrido na época do AVC, eu não teria conseguido aguentar o tranco.
 Minha preocupação é com o futuro. Nos exercícios de fisioterapia, sempre peço para ela fazer uma forcinha a mais para se mexer. Já tenho 45 anos, não sei o que será dela quando meu marido e eu não estivermos mais aqui.”

No comments:

Post a Comment

Biden announces $9 billion in student loan relief President Biden on Wednesday announced another $9 billion in student debt relief. About 12...